
A Sociedade Floresta Aurora é o principal marco da comunidade negra de Porto Alegre. Sua importância extrapola os limites do estado pois o clube existe desde 1872 (antes da abolição) e um de seus fundadores foi João Cândido, que em 1910 viria a ser líder da Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, um dos fatos mais importantes da história brasileira.
O clube foi fundado em 31 de dezembro de 1.872, na esquina das Ruas Aurora (atual Barros Cassal) e Floresta (hoje Cristóvão Colombo) – daí o nome – por negros forros. Em sua maioria eram operários, mas haviam também funcionários públicos, jornaleiros, motoristas e até um "proprietário", segundo velhos registros.
Quase todos moravam na Cidade Baixa, Bonfim, Rio Branco e Menino Deus, bairros que na época abrigavam praticamente toda comuniadde negra porto-alegrense.
Inicialmente o caráter da sociedade era beneficente e tinha como um dos objetivos prestar assistência a famílias negras em caso de óbito de seus provedores, custeando até o funeral. Com o tempo o aumento do quadro social possibilitou o crescimento do clube, diversificando suas atividades. Bailes, atos públicos, protestos e homenagens passaram então a fazer parte do calendário da entidade.
Alguns desses eventos marcam a história do clube, como a homenagem a João Cândido em 1959 e o inesquecível show de Agostinho dos Santos.
São 127 anos de história que a atual diretoria, empossada em 28 de abril de 2000 e presidida por Sérgio Luiz Fonseca, pretende resgatar. A intenção é manter viva a tradição do clube(que tem séde própria), com grandes festas e bailes, não descuidando porém do aspecto cultural e educacional da entidade, como ocorria na época da existência do Centro Cívico José do Patrocínio e do Centro Dramático, na década de 20.
Sociedade Floresta Aurora Rua Coronel Marques, 527 ( endereço atual )Ipanema – Porto Alegre/RS(51) 241-6051